segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Moçambique leva a leilão pedras toneladas de pedras semi-preciosas apreendidas


Moçambique leva a leilão pedras toneladas de pedras semi-preciosas apreendidas




(2010-02-19) Cerca de duas toneladas de minerais diversos, nomeadamente pedras semi-preciosas, apreendidas pelas autoridades de Moçambique vão ser este ano leiloadas, afirmou em Nampula a ministra dos Recurso Minerais, Esperança Bias.

À margem da reunião nacional dos titulares de licenças de comercialização mineira, a ministra disse que recentemente foi apreendido material avaliado em 150 mil dólares sendo que o valor total dos minerais a serem leiloados aproxima-se de 200 mil dólares.

O encontro de Nampula tinha por objectivo analisar a actividade mineira em Moçambique, desde o licenciamento, extracção, comercialização e exportação daqueles produtos, interagir com os titulares das licenças de comercialização que no país ascendem a 400 pessoas singulares e colectivas.

A ministra informou ainda que o Fundo do Fomento Mineiro vai, a partir deste ano, deixar de se dedicar à comercialização de minerais, passando a ocupar-se da assistência técnica aos operadores artesanais de pequena escala.

“No ano passado criámos em Nampula o centro de Gemologia e Lapidação que vai se dedicar à formação de operadores em termos de gestão de negócios, cursos de identificação e avaliação de minerais e de lapidação por forma a acrescentar valor aos nossos minerais”, anotou Bias para quem, este ano, pelo menos 40 lapidadores serão formados naquele centro.


Sem comentários:

Enviar um comentário